Na movimentada cidade de Vilhena, um evento emocionante marcou o encontro de aproximadamente 70 colaboradores…
Unir visita aterro de Ji-Paraná já em operação
4.
Unir visita aterro de Ji-Paraná já em operação
O Aterro Sanitário Regional de Ji-Paraná já está em operação, após receber a Licença de Operação da Sedam em Rondônia. Com isso, as visitas técnicas na obra tornam-se cada vez mais proveitosas. Foi o que aconteceu com a turma de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia (Unir) – Campus Ji-Paraná, que levou os professores de Engenharia Ambiental Margarida Maria e Rômulo Borel, além dos seus alunos, para dentro da grande estrutura para disposição e tratamento correto do lixo urbano.
A visita foi acompanhada pelo Gestor Ambiental da MFM Soluções Ambientais, Valdiney Lima, e teve duração de duas horas, quando foi apresentada toda a construção que vai beneficiar a região central de Rondônia, no município sede e cidades vizinhas.
Aliás, as visitas técnicas aos aterros sanitários regionais da MFM no Estado – a empresa também tem aterros em Vilhena e Cacoal – estão fazendo história. As turmas acadêmicas, como a da Unir de Ji-Paraná, fazem dos eventos fonte de conhecimento e construção de projetos voltados ao meio ambiente.
A inspiração é geral, já que os aterros sanitários da MFM são considerados exemplos no Brasil.
Em Ji-Paraná, os professores e alunos da Unir puderam conhecer um aterro sanitário construído com as mais modernas e eficientes tecnologias para os cuidados com lixo. Tanto na disposição, quanto no tratamento dos resíduos.
Os investimentos da MFM fazem do chorume, por exemplo, que é visto como um grande vilão do lençol freático, fonte para água de reuso. Isso mesmo, o líquido infectante é tratado rigorosamente pela empresa e, logo, vira água de reaproveitamento. Porque a MFM investiu na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), claro, além das lagoas, que fazem o processo físico de depuração do chorume.
O caso do chorume é somente uma missão do compromisso da MFM com o futuro. Os professores e acadêmicos da Unir em Ji-Paraná também conheceram outros projetos fundamentais para o ambiente no Planeta, entre eles a recuperação de áreas antes degradadas na área onde está construído o Aterro Sanitário Regional de Ji-Paraná.
É por isso que os aterros sanitários da MFM em Rondônia têm agenda cheia de visitas técnicas, entre escolas, universidades, órgãos de governos e até o Ministério Público, sempre bastante cuidadoso com as questões ambientais.