[elfsight_popup id="3"]
skip to Main Content
(69) 3322-1669

MEIO AMBIENTE: Aterros sanitários melhoram a qualidade de vida dos rondonienses

A falta de um aterro sanitário abre caminhos para os lixões a céu aberto, a degradação ambiental e a contaminação do solo.

Menos de 40 por cento das cidades brasileiras fazem a disposição correta do lixo urbano, atualmente. Diante disso, os problemas relacionados à qualidade de vida nos municípios preocupam. A falta de um aterro sanitário abre caminhos para os lixões a céu aberto, a degradação ambiental e a contaminação do solo.
Neste cenário, as localidades que têm um aterro sanitário disponível estão em posição privilegiada no Brasil. E em Rondônia, um dos mais jovens estados do País, essa relação está colhendo bons resultados.
NO ESTADO
O Estado já possui três grandes aterros sanitários construídos pela empresa MFM Soluções Ambientais nos municípios de Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná.
As obras atendem mais da metade das cidades rondonienses, num total de 27 municípios e mais 3 de Mato Grosso também são atendidos.
Cada aterro sanitário da MFM tem capacidade para receber e tratar 300 toneladas de lixo por dia, com a competência da marca, que recebeu o Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2018, por sua Gestão de Excelência e o compromisso com a Qualidade Total.
A ESTRUTURA
Os aterros sanitários da MFM são dotados da mais alta tecnologia, com células para a disposição do lixo, lagoas de tratamento, Estação de Tratamento de Efluentes e a Central de Reciclagem.
As células são projetadas para dar segurança aos processos, com a compactação do solo e instalação de manta protetora de alta densidade.
Também possuem equipamentos para a descarga de gases gerados e para colher o chorume, o líquido infectante que resulta da decomposição do lixo orgânico
As lagoas fazem a depuração dos efluentes, que depois vão para a estação de tratamento físico e químico, onde o chorume é transformado em água.
Os engenheiros e técnicos ambientais têm um papel fundamental nos procedimentos, assim como os operadores e auxiliares.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
A MFM tem contratados 200 profissionais, diretamente, e gera emprego e renda para mais 600 pessoas, de forma indireta.
Trabalho e dignidade para mais de 800 famílias, incluindo os catadores de recicláveis e seu capítulo especial na história da empresa, que investe em parcerias para desenvolver a reciclagem dos resíduos.
MFM Soluções Ambientais compromisso com o futuro.
Back To Top