[elfsight_popup id="3"]
skip to Main Content
(69) 3322-1669

Parceria da MFM promove capacitação em Urupá

Notícias
1. Parceria da MFM promove capacitação em Urupá
2. MFM já realiza operações em aterro sanitário de Ji-Paraná
3. Aterros sanitários da MFM desenvolvem Qualidade Total na operação
4. Unir visita aterro de Ji-Paraná já em operação

A MFM Soluções Ambientais (empresa que constrói e opera aterros sanitários em Rondônia), a Prefeitura de Urupá (RO) e uma associação de catadores de recicláveis no município desenvolveram uma parceria para qualificar o trabalho de coleta seletiva e reciclagem de lixo urbano. A capacitação envolveu consultoria contratada pela MFM, por meio das orientações de Jorge Teixeira, pós-graduado em Gestão de Resíduos Sólidos.

Jorge promoveu o conhecimento sobre o gerenciamento de resíduos sólidos como foco no trabalho dos catadores de recicláveis de Urupá. “A capacitação aos catadores desenvolveu informações sobre a Lei 12.305 e apontou problemas e soluções sobre a coleta de lixo, sua separação e comercialização”, destacou.

Para o consultor, é necessário que a associação de catadores conte com investimentos para desenvolver suas ações, como a aquisição de uma prensa e esteira.

Para Jorge, é fundamental que a Prefeitura de Urupá também incentive a coleta seletiva por meio de campanhas de conscientização ambiental.

Fabiano Siqueira, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, afirmou que a questão ambiental é uma prioridade da prefeitura: “Há decisão política de investir na qualidade de vida em Urupá”. Inclusive Fabiano informou que o Executivo paga salário de R$ 1.000,00 para cada catador envolvido no projeto de reciclagem.

Sendo assim, os benefícios serão para toda a sociedade e, claro, em especial para os catadores. Segundo o presidente da Associação dos Catadores de Urupá, que funciona há 5 anos no município, com o trabalho de sete trabalhadores, a coleta seletiva pode triplicar o número de materiais reciclados: “E agregar ainda mais rendimentos em salário, que, atualmente, é de R$ 300,00 por mês – fora o que recebem fixo da prefeitura”.

O idealizador do projeto de capacitação, Adeílson Pereira, diretor de Agricultura, afirmou que por meio do conhecimento e investimentos em equipamentos e tecnologia, a associação de catadores pode fazer a reciclagem de cerca de 30% do lixo urbano de Urupá. “Já conseguem reciclar 15% dos resíduos”, revelou.

Back To Top