SEMMA,SENAC e MFM promovem palestra sobre gestão de resíduos em Cacoal Palestra esclarecedora destaca a…
MFM Soluções Ambientais comemora o dia mundial da Biodiversidade
O dia 22 de Maio foi escolhido para lembrar a proteção da biodiversidade e a sua importância para o equilibrio de todos os ecossistemas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conscientização da população mundial em relação a proteção da biodiversidade em todo o planeta.
Entretanto, um problema que precisa ser resolvido de maneira contundente e que põe em risco o trabalho de organizações e instituições que visam a proteção da diversidade biológica, é a contaminação do solo, água e atmosfera devido ao crescimento da ocupação humana e com ela o aumento na produção de lixo.
Conforme dados da ABRELPE – Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, houve aumento per capita de 0,48% na geração de lixo, no ano de 2016 para 2017. Essa questão do lixo jogado a céu aberto ou ainda jogado na natureza, na rua, ou em qualquer lugar, ameaça drásticamente a fauna e a flora além, claro, dos seres humanos.
Ainda conforme a ABRELPE, houve um aumento de 3% na destinação inadequada de lixo no país no mesmo período, passando de 1.559 cidades que fazem uso de lixões para destinação final dos resíduos, para 1.610 municípios. 40,9% do lixo coletado regularmente é descartado de maneira irregular, num total de 29 milhões de toneladas de lixo enviados para lixões a céu aberto.
Todo esse lixo descartado de maneira inadequada, além de causar poluição visual e mau cheiro, agridem grotescamente o meio ambiente pondo em risco os animais que morrem por doenças provenientes de contaminação, que podem se ferir com objetos cortantes ou ingerir materiais que ponham em risco suas vidas.
Em Rondônia, apesar de ainda haverem lixões e aterros controlados (lixões adaptados sem qualquer controle de proteção), 70% das cidades são atendidas com aterros sanitários geridos pela MFM Soluções Ambientais, dentro dos padrões exigidos pelo CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, e com todas as licenças ambientais corretas.
A empresa, além de conduzir os aterros sanitários em que atua com respeito e compromisso com o futuro, trabalha em prol do meio ambiente e da biodiversidade, por meio de ações de conscientização nas comunidades, escolas e incentivando projetos que contribuam para reduzir o acúmulo de resíduos.