[elfsight_popup id="3"]
skip to Main Content
(69) 3322-1669

Áreas de Preservação Permanente têm tratamento especial da MFM

Empresa intensifica parcerias com municípios e comunidades na recuperação e proteção de APPs

A recuperação e proteção de Áreas de Preservação Ambientais (APPs) estão totalmente inseridas nas ações da MFM em benefício da preservação do meio ambiente. As parcerias da empresa em projetos de revitalizações de áreas degradadas são constantes, como exemplo do que acontece em Cacoal, em APPs e nascentes, além da limpeza de rios e córregos.

No ano de 2020, a MFM e a Prefeitura de Cacoal realizaram cinco ações focadas na melhoria do meio ambiente no município, sendo o plantio de mudas de árvores uma das principais atividades, acompanhadas de campanhas de educação ambiental.

A professora Lucen Baine, educadora Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA Cacoal), afirma que a empresa está sempre disposta a ajudar: “Todas as vezes que necessitamos de apoio, a MFM se junta aos nossos objetivos em melhorar cada vez mais a qualidade de vida em Cacoal”.

Este ano de 2022, a empresa também fez doação para uso da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri Cacoal), de uma manta PEAD (Polietileno de Alta Densidade), na recuperação de nascente de água no município, que fica na Linha 10, na área rural.

Em Vilhena e Ji-Paraná, onde a MFM tem aterros sanitários regionais – assim como em Cacoal, as ações também beneficiam os municípios e as comunidades.

No Bairro Valparaíso, em Ji-Paraná, a MFM e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semeia) promoveram a recuperação de APP local, com o plantio de mudas de árvores da região exatamente no ‘Dia de Proteção às Florestas, 17 de julho (no ano de 2021).

Anteriormente, de modo involuntário, a área servia como um lixão a céu aberto, tamanha a quantidade de resíduos que eram depositados.

O vereador por Ji-Paraná, Brunno Carvalho, que tem sua atuação ligada às questões do meio ambiente, destacou as ações da MFM em benefícios ambientais ao município. “Inclusive participei das atividades no Bairro Valparaíso, onde a área foi recuperada, com nova cobertura vegetal, o que evita erosões, faz preservação dos recursos hídricos e mantém o fluxo da fauna”, observou.

Segundo Brunno, o conceito de sustentabilidade da MFM está mudando para melhor a vida de muitas comunidades em Rondônia, “que têm na empresa um parceiro que entende as necessidades de cada município onde ela atua”.

‘Tudo começa em casa’
Nas próprias áreas dos aterros sanitários da MFM foram feitas a recuperação e a proteção de APPs. Também em Ji-Paraná, a empresa realizou o serviço e fez o cercamento de uma APP e sua nascente, antes degradadas pela atividade de pastagem.

Os trabalhos revelam preceitos da ‘Missão’ da empresa no seu compromisso de promover um futuro cada vez melhor para Rondônia e sua gente. ‘Visão’ de quem é referência em desenvolver a sustentabilidade, com ‘Valores’ intimamente ligados em cuidar bem da nossa terra.

Back To Top